FEMINISMO E O DIA DA MULHER
- Rebeca Rihensa
- 7 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Eu nunca tinha pensado muito bem em o que era ser feminista, até esse tema tomar uma grande proporção. Apesar de não concordar com todas as vertentes do movimento, notei que eu já era feminista antes mesmo de saber exatamente o que era o feminismo.
Eu já li diversos textos sobre o assunto, alguns que aplaudi e outros que achei totalmente exagerados. Se eu analisar todo o movimento feminista atual, eu me classifico como meia feminista. Eu acredito nos direitos iguais, acredito no empoderamento da mulher, ou contra o abuso seja ele sexual ou verbal, mas não passo em cima dos meus princípios por essa causa, eu não poderia ser a favor do aborto, ou da missandria por exemplo.
Eu realmente não gosto dessa vitimização da sociedade atual, seja qual for a causa. Nem tudo nessa vida é machismo, embora ainda exista mesmo em pleno 2016. Eu acho que se a mulher quer o empoderamento, não combina se fazer vítima.
Mas, enfim, esse não é um texto exatamente sobre feminismo, é um texto em começarão ao dia da mulher e agradecimento aquelas mulheres maravilhosas que lutaram até a morte para que hoje nós mulheres também maravilhosas pudéssemos usufruir dos direitos básicos como cidadãs.
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu quando a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas no dia 08 de março de 1876. Posteriormente nesta mesma data operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve, para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência, e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Foi um episódio muito triste, mas faz parte nossa história. Mesmo faltando muito o que alcançar, muitas mulheres lutaram para chegar onde chegamos, não podemos esquecer isso. Reclamamos de barriga cheia, muitas mulheres passaram por coisas muitos piores.
Essa liberdade que temos hoje é maravilhosa, embora ainda há o que ser conquistado. Eu acho que mulher tem que ir em buscar do seus direitos mesmo, ganhar salários iguais, estudar e ir atrás dos seus objetivos, viver seus sonhos antes de encontrar alguém, ser feliz sozinha mesmo quando a sociedade não entende isso. Sinceramente eu amo ser mulher, mesmo entre os prós e contras, mesmo com as faxinas da vida e um parto que talvez me aguarda no futuro.
A mulher é um ser incrível. A nós foi dado o dom de trazer uma vida ao mundo. Nós conseguimos ser frágil e forte de uma maneira absurda ao mesmo tempo. Trabalhamos e cuidamos da casa, e ainda arrumamos tempo para cuidarmos de nós. Temos cólica, aguentamos o preconceito e o machismo, somos melancólicas, porém somos fortes, pois passamos por tudo isso com um sorriso no rosto de salto e batom. Não importa o que digam somos muito mais, somos lindas, somos necessárias, somos mulheres o sexo forte.

Não querendo diminuir os homens, mas é o nosso dia né!
Feliz dia das mulheres adiantado!

Comentários