top of page

Relatos de uma tímida


Recentemente o Youtuber Jonathan Nemmer esteve na minha igreja para a apresentação de um stand up, adianto que foi muito bom. Em uma determinada parte da apresentação ele chamou algumas pessoas para ir a frente dançar com ele. Para ser mais exata chamou duas meninas e dois meninos. Ele não escolheu ninguém, mas perguntou quem queria ir, os meninos rapidamente levantaram e foram, mas nenhuma menina se prontificou, então as pessoas que estavam no local começaram a indicar algumas meninas. Para minha surpresa comecei a ouvir meu nome, e mesmo dizendo que não queria ir, quando eu vi já estava lá em cima.

Eu não sei ao certo, o motivo pelo qual as pessoas falaram meu nome, e não entendi o que estava fazendo lá em cima. Todos que me indicaram sabiam exatamente como eu era, e mesmo assim gritaram meu nome. Eu não sei o que pessoas pensam quando me expõe a certas situações. Será que eles imaginam que vou mudar quando exposta? Ou simplesmente querem rir da tímida palhaça e sem jeito que mal conseguiu se mexer lá na frente? Que enquanto os outros faziam passos engraçados e se divertiam lá em cima, estava desesperada e querendo simplesmente sair correndo.

No final do culto é claro que ouvi comentários sobre a minha “apresentação”. Algumas pessoas entenderam, outras falaram que se eu tivesse dançado seria menos mico, e outras chegaram a perguntar o por que eu não dancei. Os demais só me zoaram. Não estou com raiva de ninguém, na verdade eu entendo. Quando pensam em pessoas tímidas, já pensam naquelas pessoas meigas, que ficam com bochechas vermelhas quando estão envergonhadas. Pois isso não é nada mais, nada menos que um estereótipo. Pessoas tímidas de verdade, se sentem paralisadas em frente algumas situações. Vai além de querer preservar sua imagem, ELAS SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUEM FAZER CERTAS COISAS, MESMO QUE PARA A MAIORIA SEJA ALGO NORMAL.

Eu procurei por timidez na internet, uma parte da definição foi: “Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros.” Isso realmente me irritou, porque, também não é nada mais e nada menos, do que outro estereótipo. Eu não estou nem ai com que os outros vão pensam de mim. Já me importei, mas esse já não é mais o caso. Se eu tivesse dançado eles teriam pensado algo, e mesmo eu não dançando eles também certamente pensaram algo. As pessoas sempre vão fazer uma certa “análise” da outra pessoa, seja negativa ou positiva. Se fosse por essa razão eu realmente teria dançado lá em cima. Mas, o motivo de eu não ter feito isso é simplesmente porque EU NÃO CONSEGUI.


Essa não foi a primeira vez que fui exposta a esse tipo de situação. Os comentários são sempre os mesmos: “Ah você tem que superar isso”, “Você tem que mudar”, “Por que você é assim?” “Os tímidos não herdarão o reinos dos céus”. Por acaso vocês que fazem comentários assim, acham que por algum momento, eu nunca soube de nada disso? Que nunca quis mudar? Que eu não queria ter dançado lá em cima? Saiba que eu tenho consciência do que perco.

Sabe por que estou fazendo esse texto? Não é pra desabafar não, porque isso eu posso fazer com uma amiga, nem para me fazer de coitadinha. É pra tentar fazer com que, o mínimo de pessoas entendam que pessoas não escolhem ser do jeito que são. Que não se muda um tímido o jogando em frente a sua maior limitação. VOCÊ NUNCA VAI MUDAR UMA PESSOA TÍMIDA, SÓ ELA ( e Deus) PODE FAZER ISSO. Acredite, você não precisa falar que ele(a) precisa mudar, ele(a) já sabe disso. É uma escolha dele(a) superar a si mesmo, quando estiver pronto para isso. A sua função é respeitá-lo, e sim incentiva-lo, sem fazer ele se sentir mal por ser quem é.

Se você me conhece desde de pequena sabe que já não sou a mesma tímida. Eu venho lutando contra isso e, aos poucos consegui superar muita coisa. Tenho orgulho do que consegui até agora. Fico feliz de que com a maturidade, veio também a força para superar meus medos e limitações. Mas, eu não fiz isso por todos os que não me entenderam, que me julgaram, que riram das minha crises, ou que me forçaram a me expor e fazer algo que eu não conseguia. Saiba, você que fez isso, não me ajudou em nada.

Eu fiz e tenho feito isso por mim!!


Rebeca Rihensa

Posts Recentes
Posts Destacados
SIGA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page