Curiosidades: De onde vem essa expressão?
- Bianca Lopes
- 6 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Quem nunca fez uma vaquinha ou desejou merda para um ator?
Mas, vocês sabem de onde vem essas expressões?
Vamos descobrir:

Fazer uma vaquinha:
A expressão vaquinha foi criada pela torcida do time Carioca Vasco. Os fãs do clube adotaram uma tática bastante eficiente para estimular os jogadores em campo. A cada resultado positivo, os atletas recebiam um prêmio em dinheiro arrecadado pelos torcedores. O valor dependia do placar e era inspirado em números do jogo do bicho. Um empate, por exemplo, valia “um cachorro”, que corresponde ao número 5 no bicho. Nesse caso, os boleiros embolsavam 5 mil réis. Uma vitória comum geralmente rendia “um coelho”, o número 10 no jogo, ou o equivalente a 10 mil réis. Mas a recompensa mais cobiçada era justamente “uma vaca”, o número 25 – ou seja, nada menos que 25 mil réis, pagos somente em vitórias históricas ou em conquistas de títulos.
Tirar o cavalinho da chuva:
Quando o anfitrião estava contente com a presença do seu visitante e queria que este ficasse mais tempo, mas a visita ameaçava ir embora, o dono da casa dizia: “Pode tirar o cavalo da chuva”. Ou seja, pode levar sua montaria para um local abrigado, que você ainda vai demorar. Pois no século 19 e até o trem alcançar o seu grande nível de popularidade, o cavalo era o meio de transporte mais prático e comum.
Quebrar um galho:
Um dos significados da palavra galho é "conjunto de riachos que se reúnem para formar um rio". Assim, para os viajantes, "quebrar um galho" significa abrir um caminho em um afluente de rio para desembocar de forma mais rápida no rio principal.
Amor Platônico:
Marsilio Ficino, filósofo neoplatônico florentino, usou o termo amor platonicus pela primeira vez no século XV, como um sinônimo de amor socrático. As duas expressões têm como significado o amor focado no caráter e na inteligência de uma pessoa, e não de suas características físicas.
Dor de cotovelo:
Este termo teve origem, quando antigamente algumas donzelas perdia o marido ou namorado e ficava debruçada nas janelas com os cotovelos no suporte na janela e as mãos como suporte para cabeça. Passado alguns instantes nesta posição, era obtida uma desagradável dor no cotovelo.
Desejar “merda”:
Antigamente as pessoas iam ao teatro usando seus cavalos como transporte, por isso se houvesse muita merda próximo ao teatro significava que teriam um grande publico.
Interessante saber desses detalhes né? É claro que existem muitas outras expressões e vale sempre a pena saber de onde elas vieram.
Se gostaram não se esqueçam de se inscrever no nosso blog, curtir a nossa pagina no face e seguir a gente no instagram. Beijinhos!!

Comentários