top of page

O que você precisa saber antes de sair do país pela primeira vez


Foto: Raiza Nicácio



A primeira viagem internacional pode ser bem estressante, eu bem sei. É uma mistura de ansiedade com medo e isso pode ficar maior ainda,como por exemplo: Se é a sua primeira vez andando de avião como foi meu caso. Eu fiquei muito nervosa na primeira vez que fui para o Canadá, meus tios me ajudaram bastante e na hora de ir viajar me explicaram tudo certinho, mas algumas coisas acabei descobrindo sozinha. Claro, que tem coisas que você também vai descobrir sozinho (a), mas aqui vão as minhas dicas para você que pretende fazer sua primeira viagem internacional e não sabe muito bem como as coisas funcionam:



O visto:


O visto é uma das partes mais importantes, então fique atento se o país que você escolheu ira precisar dele. Preste atenção no visto que você irá tirar pois existe vários tipos que te dão direitos diferentes. Antes de tirar procure todo tipo de comprovante de qualquer vínculo que você tem com o Brasil como, por exemplo, casa, carros, empregos, empresas, quanto mais vínculos melhor. É importante também guardar um bom dinheiro em conta, ou pedir o extrato de alguém próximo. Isso ajuda a provar que você tem condições de se bancar e não pretende viver trabalhando clandestinamente no país.


Outra dica que eu dou é contratar um despachante, não é totalmente necessário, mas pode poupar muito trabalho. Ele cuida de tudo e você só precisa responder alguns questionários e ir atrás do que ele te pedir. O valor é só um pouco acima do valor do visto e compensa mesmo. Depois de tudo é deixar nas mãos de Deus, não tem muito o que fazer, é esperar a resposta e torcer ter dado certo.



O voo:


Saber tudo sobre seu voo é algo que ajuda bastante na hora da viagem e poupa bastante dor de cabeça. Verifique aonde você vai sentar, se você gostou ou prefere trocar de lugar, o número do seu gate e tudo referente ao seu voo. O mais importante é saber se o voo terá conexão ou não, aonde será a conexão, se vai ser em outros país que também precisa de visto, e quanto tempo você terá no aeroporto antes do próximo voo. Fique atento ao tempo por que você pode comprar passagens muito próximas uma da outra e acabar perdendo o voo. Eu quase perdi um voo por que só tinha uma hora de conexão. Por isso indico que tenha no mínimo duas horas no aeroporto, assim vai ter tempo para pegar sua mala se for necessário, passar na imigração e etc.



Cuidado com sua mala!


Arrumar a mala para uma viagem internacional não é tão fácil assim. Não é só quais roupas levar que você tem que se preocupar, o peso e o tipo de coisas que pode levar na mala são mais importantes. Caso contrario você pode pagar uma multa ou deixar coisas no aeroporto. Mas, não se preocupe é só ficar atento ao peso máximo que você pode levar no país que esta indo, pois cada pais exige um peso mínimo e preste atenção também no tipo de coisas que leva na mala, principalmente as malas e bolsas que você não vai despachar e vai levar no avião com você. Na mala de mão não pode ir coisas liquidas e coisas como alicates e facas, ou seja, sua bolsinha de unhas não pode ir com você tem que ir na mala maior. Procure saber certinho o que pode levar ou não na mala de acordo com o pais que você vai, cada pais é uma regra, tem coisas simples como leite em pó que é totalmente proibido em alguns países. Fique atento!




O que e gate?


Bom você provavelmente já deve saber que gate são os portões de embarque , mas você sabe se comunicar no aeroporto se for necessário? Isso é extremamente importante e cabe a você estar preparado ou não. Você não é obrigado a saber a língua do país que você vai, mas treinar um pouco o idioma pode te ajudar a não ficar na mão no aeroporto e conseguir se virar. Não deixe para última hora, baixe um aplicativo, treine faça uma cola para não ficar perdido na hora. Eu já tinha familiaridade com inglês, mas mesmo assim fiz uma colinha no meu celular e fiquei praticando no avião, me ajudou bastante. Assim se desse um branco eu tinha anotado. (Aqui algumas frases que podem te ajudar ).



Seu passaporte sua vida:


Tome muito cuidado com seu passaporte pois ele é o único documento que vai valer fora do Brasil. Claro que é importante cuidar de todos seus documentos, mas o passaporte tem que ter um cuidado especial, no aeroporto e também durante a sua estadia no país. Eu recomendo também que deixe o passaporte em lugar de fácil acesso na hora que estiver no aeroporto, pois cada porta que você passa tem que mostrar ele e a passagem. Então nada de deixar jogado no fundo da bolça.



Se prepare para imigração:


Depois do visto a imigração é a parte mais chata, é lá que você vai ter certeza de tudo. Tem que tomar bastante cuidado com o que se fala , pois tudo pode mudar. Se algo der errado você pode até voltar para o Brasil, ou ter sua estadia no país encurtada, como foi meu caso. Estava tudo certo com meu visto, mas a moça da imigração não foi muito com minha cara e não gostou de eu estar voltando para o Canadá pela segunda vez em menos de um ano. Depois de muito tempo de discussão ela deixou eu ficar só dois meses , e eu havia planejado ficar entre 6 meses ou mais. Então se prepare para imigração, treine seu inglês ( ou o idioma do país que esta indo), e pense bem antes de responder as perguntas. Não adianta ficar nervoso, isso é uma questão de sorte mesmo, por que cada pessoa tem uma visão diferente, nem todas irão implicar com você.




Bom, essas foram às dicas que eu tenho para vocês. Algumas podem parecer obvias, mas são muito importantes. Lembrando que as duas viagens internacionais que eu fiz foi para o Canada, então veja certinho como funciona no destino que você escolheu. E se você quer saber como é morar em outro país, fica de olho no meu próximo post, que vou contar tudinho como é a vida dos brasileiros que moram fora do Brasil.



Rebeca Rihensa





Posts Recentes
Posts Destacados
SIGA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page