top of page

O que você precisa saber se quer morar em outro país



Quando eu estava no Canadá muitas pessoas vieram falar comigo perguntando como era morar em outro país, como fazia e quais eram as dificuldades. Então resolvi juntar algumas perguntas que já me fizeram e fazer esse post respondendo as duvidas da maioria. Vou focar mais no Canadá que é a experiência que eu tenho, mas creio que não é tão diferente em alguns países.



O visto:


Eu já falei no post com algumas dicas para primeira viagem internacional sobre a importância do visto e como é preciso prestar atenção no tipo de visto que você vai tirar. Pois, o visto vai determinar seus direitos no país em que quer viver.


Existe vários tipos de visto, como por exemplo, visto de turista, visto de estudante, visto de trabalho, visto de nanny que é o visto para trabalhar de babá, entre outros (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE OS TIPOS DE VISTO ). Cada visto te da alguns direitos, o visto de turista por exemplo, não tem direito a saúde e não é permitido trabalhar no país. Antes de qualquer coisa é necessário saber qual visto se encaixa no que pretende fazer.


Tirar o visto para morar em outro país pode não ser tão fácil assim. Por isso a maioria das famílias e jovens que decidem morar fora começam com visto provisório até conseguir tirar a residência permanente, depois de anos alguns conseguem a cidadania.


Outra coisa importante é saber separar o visto do permit (permissão). O visto permite que você entre no país, já o permit te da o direito de permanecer no país (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O VISTO E O PERMIT ). Por exemplo, eu tenho 10 anos de visto para o Canadá, mas meu permit é de 6 meses. Porém quem decide mesmo quanto tempo seu permit vale é o pessoal da imigração. Mesmo com direito a 6 meses meu permit foi reduzido para 2 meses da ultima vez que estive no Canadá.


Posso trabalhar na minha área?


Bom, infelizmente a reposta é não. Você até pode, mas não será tão fácil assim. Isso por que nem todos os cursos daqui são reconhecidos fora do Brasil. Para que o diploma possa valer é necessário fazer revalidação, o que pode ser a mesma coisa que refazer sua faculdade dependendo do processo e da profissão. Algumas áreas são mais fáceis do que as outras.


No Canadá, por exemplo, cada província possui regras específicas para validação, em instituição de ensino superior local, de títulos e diplomas acadêmicos obtidos no exterior. O estudante que tem que contatar o setor admissional de cada universidade para ver os procedimentos necessários. Nos Estados Unidos é praticamente a mesma coisa, empresas privada avaliam o diploma e curso e depois passam essas informações para o empregador ou universidades. A partir dai o candidato saberá o que precisara fazer e o que precisara estudar para validar diploma.


Infelizmente na maioria dos casos os diplomas não são reconhecidos e muitas vezes ignorados. Por essa razão muitas pessoas que vão morar fora acabam mudando de profissão.



Custo de vida


Falar de custo de vida é algo complicado, pois pode ser diferente em cada cidade. Principalmente no Canadá que é dividido por províncias sendo que metade é sob colonização francesa e outra inglesa. Porém o custo de vida lá é inferior comparado a países como Estados Unidos e Inglaterra.


Eu achei uma matéria explicando com mais detalhado o custo de vida nas cidades mais conhecidas do Canada, inclusive Calgary a cidade que morei quando estive lá. Achei melhor deixar o link em vez de explicar mal explicado. Então se quiser saber certinho CLIQUE AQUI.


Falando da experiência que vivi lá, eu diria que o custo de vida lá não é alto se for pensar nos bens que você pode adquirir e que no Brasil são muito caros, como por exemplo, carros, televisão, celulares e praticamente todo tipo de bens materiais. Da pra viver uma vida confortável, pois as coisas do dia a dia não são tão caras e o salário pode render mais.



Não falo inglês e agora?


Bom, se essa for sua maior preocupação, desencana, esse não será um grande problema. Primeiramente porque quando entrar em contato com a língua vai acabar se familiarizando e pode aprender mais rápido do que imagina, mesmo que não fique fluente com tempo conseguirá se virar bem.


Tem também vários cursos para imigrantes que ajudam bastante. No Canadá, por exemplo, o numero de imigrantes é muito alto, então os canadenses já estão bem acostumados a atender pessoas que não falam tão bem assim em inglês.


Se caso você tenha filhos e sua preocupação é que eles não se acostumem com a língua, garanto que as chances deles ficarem fluente bem antes de você são muito grandes. Aliás essa é uma realidade muito comum, pois as crianças e adolescentes são obrigados irem a escola e por isso aprende mais rápido.


Como é a vida de brasileiros que moram no Canadá?


Crianças bilíngues, adolescentes brasileiros que só falam inglês entre si, e uma tentativa de fazer com produtos canadenses e importados comidas brasileiras. Ou seja, uma mistura de culturas essa é a vida de brasileiros que moram Canadá. A comunidade brasileira em Calgary cidade que morei é gigante, eu frequentava uma igreja de brasileiros e tive muito contato com brasileiros lá. Mas, não pense que a vida dos brasileiros que moram lá são só maravilha. Deixar seu país para morar em outro não é fácil mesmo que os benefícios sejam maiores. É deixar o conforto para mergulhar de cabeça em outra realidade.


É muito comum pessoas que tem status ou um bom emprego no Brasil chegar ao Canadá e ter que trabalhar com faxina ou em lanchonetes por exemplo. Isso porque, além de alguns vistos impedir certos tipos de trabalho, é necessário ter a experiência canadense, não importa sua experiência no Brasil , ou seja seu curriculum estará praticamente em branco.


Se você quer morar em outro país antes de tudo se pergunte se quer deixar sua vida aqui para recomeçar do zero. Se a resposta for sim à dica é, seja humilde para saber que começar do zero, é realmente do zero. É ser faxineira ou babá se for preciso, mesmo que você tenha doutorado no Brasil. Humildade é com certeza um fator indispensável para quem quer morar fora.




Bom espero ter esclarecido algumas dúvidas. O post ficou grande, mas é porque tem muita coisa para falar nesse assunto. Esse post ficou mais focado para quem quer morar mesmo do que pra quem quer fazer intercambio, mas posso fazer um post falando um pouco sobre intercambio . Caso tenha ficado alguma dúvida comente aqui em baixo.




Rebeca Rihensa





Posts Recentes
Posts Destacados
SIGA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page